03 de agosto de 2017
O número de trabalhadores de empresas que utilizam headset durante sua rotina diária de trabalho vem crescendo nos últimos anos. Com isso, há o aumento do número de profissionais que estão expostos ao ruído, ocasionando perdas auditivas.
Não estamos falando apenas de empresas de Telemarketing! Qualquer empresa que possua um SAC, um setor de Assistência Técnica ou algum outro setor similar a estes, onde seus trabalhadores utilizem headset, está expondo os mesmos ao ruído.
Esta exposição ao ruído deve ser monitorada de 02 (duas) principais e diferentes formas:
1) Avaliando o ambiente de trabalho, sabendo o nível de ruído ao qual os trabalhadores estão expostos;
2) Avaliando os trabalhadores, através de exames audiométricos realizados periodicamente, conforme determinado pelo Médico Trabalho no PCMSO.
Em relação à avaliação do ambiente de trabalho, o nível de ruído ao qual os trabalhadores estão expostos deverá ser medido com um equipamento específico, conforme as figuras abaixo.
Podemos auxiliar sua empresa a:
· Não pagar multas por descumprimento das legislações vigentes (Normas Regulamentadoras Nº 15 e 17);
· Não ter ações civis (normalmente, feitas pelo Ministério Público do Trabalho);
· Não pagar adicional de insalubridade para os trabalhadores;
· Assegurar que a audição de seus trabalhadores não seja prejudicada pelo trabalho;
· Demonstrar que a empresa é socialmente responsável;
· Reforçar a imagem da empresa e do valor da marca.
Por Paulo Antonio Bisaggio Jr
Engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho
Mestrando em Engenharia Ambiental
(Saúde Ambiental e do Trabalho)
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